terça-feira, 8 de junho de 2010

Proposta de alteração aos Estatutos


Em aditamento à alínea b) do Artº. 9º dos Estatutos do Grupo "Companheiros da Alegria", a Direcção em Chat pela Internet deliberou propôr para discussão e aprovação na Assembleia de Julho próximo o seguinte:

«Artº.9º, alínea b), Ponto 1.- Sempre que falecer um Companheiro ou seu familiar, o ou Companheiros que tiverem conhecimento, devem dar notícia aos membros da Direcção, a fim de colocar um Comunicado nos Orgãos da Comunicação Social (jornal semanário do concelho de Barcelos, blogue, facebook, e por email aos Companheiros com correio electrónico ou telefone a quem não o possua), a fim de que todos os Companheiros tenham conhecimento do facto e, dentro do possível participem nas cerimónias fúnebres.

Ponto 2.- Será encomendado pela Direcção um Bouquete e entregue à família enlutada, para que no dia do funeral um Companheiro o transporte no cortejo fúnebre em representação de todos os Companheiros.

Ponto 3.- As despesas inerentes ao falecimento, tais como: Bouquete, Publicações nos jornais ou outras, deverão ser apresentadas pelos membros da Direcção aos Companheiros Organizadores do Jantar seguinte à ocorrência, e estes efectuarem a cobrança, incluída no custo do jantar.

Ponto 4.- Os Companheiros faltosos, liquidarão a quem por ele sopurtou a sua quota-parte das despesas do funeral no próximo jantar que comparecerem».

Barcelos, 2010-06-12

A Direcção:
Presidente - Manuel Pereira
Secretário-geral - Artur Maciel
Secretário Adjunto do Secretário-geral - António Senra

COMUNICADO


Com profundo pesar, Direcção do Grupo "Companheiros da Alegria", de harmonia com o preceituado nos Estatutos, deliberou comunicar a todos os Companheiros e Amigos, que faleceu o ex-Companheiro Miguel Pereira Valester Crespo, fundador e grande impulsionador do Grupo Companheiros da Alegria.
Seu corpo está depositado está em câmara ardente na Capela da Igreja da Santa Casa da Mesericórdia em Barcelos, cujo funeral se realiza amanhã dia 9 de Junho de 2010, pelas 16,00h., para o Cemitério Municipal de Barcelos.
A Direcção convida todos os Companheiros a estrem presentes no funeral, e far-se-á acompanhar por um bouquet que ficará depositado no jazigo da família.

Em nome de todos os Companheiros, apresentamos aos familiares, as nossas sentidas condulências.

A DIRECÇÃO:
Presidente: Manuel Barros Pereira
Secretário-geral: Artur José Longras Maciel
Adjunto do Secretário-geral: António Duarte Senra

domingo, 6 de junho de 2010

Assembleia-geral em 04/06/2010 no Restaurante "Casa dos Leitões" na Pávoa de Varzim


Menú do Convívio:
Um "Porto da Honra" ao entrar para a sala de jantar, servido por uma menima que sorridente irradiava uma invejável simpatia.
Entradas: Pastel de massa folhada, uma especialidade da casa, rissóis, azeitonas,feijoada de Leitão acompanhada de arroz seco.
Prato especial: Leitão assado em forno de lenha à moda da Bairrada, acompanhado das tradicionais batatas fritas às rodelas, salada mista com alface, tomate, cebola e pedacitos de frutas variadas.
Sobremesa: Salada de frutas ou bolo de chocolate à escolha.
Cave: Espumante branco e tinto com rótolo da Casa dos Leitões, engarrafado nas Caves Central da Bairrada, àguas, whisky e café.

Preço especial para o Grupo gastronómico "Os Companheiros da Alegria" 20,00 €

Organização dos Companheiros Jorge Ferreira e Nuno Vilas Boas.

Assembleia-geral em 04/06/2010 no Restaurante "Casa dos Leitões" na Pávoa de Varzim


Antes de chegar à mesa para se degustar as Entradas, os Convivas foram obsequiados por uma simpática menina com um Porto de honra, para "lavar o casco" que iria conter o melhor manjar degustado nos últimos tempos dos nossos convívios.


Numa mesa de apoio à mesa de Entradas, estavam os copos e o Espumante Branco da Casa dos Leitões, engarrafado nas Caves Central da Bairrada, onde à medida do apetite, a degustação era regada, servindo-se cada convíva a seu belo prazer deste delicioso nectar fresquinho!!!!!!!!!!!

A mesa das Entradas. Cada conviva serviu-se à sua vontade dos rissóes, azeitonas, torradinhas, pastel de massa folhada que é uma das especialidades da casa, arroz seco e aquela feijoada de leitão!? Estava uma maravilha de comer e só não se chorava por mais, porque de fartura cobriu-.se a mesa!!!!!!!!!!!!!! Ah!? E o Pão da Ovelhinha!? Também lá não faltou. Para muita gente este nome de "Pão da Ovelhinha" é desconhecido. Mas, o Companheiro Caetano que é natural da Póvoa de Varzim, contou à nossa reportagem de que já o seu avô que era um gastrónomo professo assim lhe chamava este nome. Este Pão é uma especialidade desta Casa dos Leitões na Póvoa de Varzim. É feito de massa idêntica ao Pão da Bairrada, mas com a característica de ser um pão mais pequeno em relação ao da Bairrada.

Assembleia-geral em 04/06/2010 no Restaurante "Casa dos Leitões" na Pávoa de Varzim


O 1º Leitão a chegar à mesa de apoio, que na presença dos convivas foi partido em pedacitos e colocados nas mesas para ser degustado.

O 2º Leitão teve o mesmo desfecho do primeiro

Com o 3º. Leitão retalhado pela cozinheira, os companheiros já faziam um compaço de espera para acamar esta maravilha que o homem inventou para um menú de gente abastada!!!

Na mesa da presidência, os companheiros Jorge, Nuno, Artur, Senra e o Manuel
Os Companheiros já a ficarem saciados do delicioso manjar, vão pondo a conversa em dia com o conviva do lado.


Na mesa de apoio é colocado o Leitão para ser retrassado em pedaços, para ser distribuido em travessas a fim de cada conviva se servir à vontade e a seu gosto das partes do Leitão que mais aprecia.

O Leitão vinha acompanhado com as tradicionais batatas fritas e salada mista, onde o pão especial para esta degustação também se fazia desaparecer da mesa.

Os Companheiros deliciam-se com manjar de excelência, esquecendo estes tempos de crise que o mundo atravessa. Não é todos os dias que se come leitão!? Então hoje foi tirar a barriga de misérias!!!!!!!!!!!
E as bebidas? Aquele Espumante tanto o Tinto como o Branco da Casa dos Leitões, engarrafado nas Caves Central da Bairrada, era tão gostoso!!!!!!!!!!! que por muita vezes se viram as garrafas com o fundo para o ar a aguardar a chegada da próxima!!!


A Cozinheira retraça o 4º leitão para acabar de atestar todas as barriguinhas dos convívas, que em média foi degustado mais de meio Kg. por cada um dos Companheiros. Foi comer até se lhe chegar com o dedo!!!!!!!!!!!!

Assembleia-geral em 04/06/2010 no Restaurante "Casa dos Leitões" na Pávoa de Varzim


Foram cantados os Parabéns ao Francisco Faria pelo seu feliz aniversário neste dia, e que o mesmo se repita com muitos anos de vida.


Artur Maciel no uso da palavra, para agradecer aos organizadores Jorge e ao seu genro Nuno que entrou para o grupo recentemente, pela grande surpresa que desta vez o Jorge fez com o menú do leitão.

Aspecto geral do convívio, no momento do discurso do Secretário-geral



Discurso do Secretário-geral, agradecendo ao gerente desta "Casa dos Leitões", pelo esmerado serviço que nos obsequiou


Cerimónia da Entrega do Certificado de Excelência, conduzida pelos rodeios da praxe imprimida no discurso do Secretário-geral Artur Maciel.

Os convivas atentos ao discurso proferido pelo Secretário-geral

Entrega pelo Nuno do Certificado de Excelência à Assistente de serviço no evento, em representação do gerente, que foi obsequiada com um ósculo de agradecimento pelo excelente menú neste repasto.





Tomaram a palavra os organizadores do evento, Jorge Ferreira e o Nuno Vilas Boas.




O Certificado de Companheiro foi entregue ao Nuno Vilas Boas porque na Assembleia anterior, por razões obvias, não esteve presente.

Assembleia-geral em 04/06/2010 no Restaurante "Casa dos Leitões" na Pávoa de Varzim


O Nuno exibe o Certificado de Companheiro, com um sorriso de alegria e felicidade, na presença do Secretário-geral Artur Maciel



Jorge e Nuno no abraço final radiantes com o socesso da sua organização.